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MODELOS DOS MODELOS FAZENDO A RELAÇÃO COM O AEE

 “O modelo dos modelos”

                                                                                                                                            Italo Calvino



Gradualmente, vai desenvolvendo-se o modelo que existem em seu Palomar apesar de que ele tinha uma regra era esta: primeiro, construir um modelo na mente, o mais perfeito, lógico, geométrico possível; segundo, verificar se tal modelo se adapta aos casos práticos observáveis na experiência; terceiro proceder às correções necessárias para que o modelo e realidade coincidam. Na minha apreciação creio que seu Palomar era bem tecnicista, usando estratégia que gostaria de adaptar em seus casos, na realidade  fazendo relações com o AEE temos que conhecer, pesquisar, observar para depois criamos um plano para cada caso.

Não podemos construir um modelo na nossa mente, cada ser é único por mais que tenha a mesma deficiência, cada aluno tem suas particularidades, potencialidades e fragilidades no AEE esse modelo jamais deve existir na mente com o modelo dos modelos pronto e acabado, não existem regras para desenvolver e motivar o outro, podemos observar, analisar e para cada caso uma estratégia, o exercício do magistério nunca permitirá a falsa sensação de uma formação pronta, uma vez que teremos de estar sempre alerta e atentos para acompanhar as mudanças que nos rodeiam, atualizando e resinificando  a nossa prática, enquanto Senhor Palomar tinha um modelo na mente, o mais perfeito, vinham as frustrações da realidade e ele foi ficando flexivo. No AEE temos heterogeneidade e diversas mudanças o que muitas vezes é satisfatório em um atendimento no outro pode não ser. Neste ponto só resta a Palomar apagar da mente os modelos e os modelos de modelos, e na nossa realidade nunca possa existir nenhum Palomar fazendo atendimento no AEE, para fazer isto, melhor é que a mente permaneça desembaraçada, mobiliada apenas com a memória de fragmentos de experiências e de princípios subentendidos e não demonstráveis. Como o conhecimento é construído socialmente e a partir das experiências é importante introduzir nos processos educativos experiências significativas, que o  AEE sejam diferenciados com a função de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a participação ativa dos alunos e considerando suas diferenças e singularidade, e que podemos conhecer realmente o todo do aluno e sua realidade para usar práticas que tenham bons resultados.



Mantoan (2003) ressalta que é necessário ensinar os alunos nas suas diferenças, não diferenciando o ensino para cada um, pois cada educando pode aprender no seu tempo e do seu jeito próprio.                                                                        



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