ATIVIDADES
DE BAIXA TECNOLOGIA PARA ALUNO COM TGD/TEA
ATIVIDADES PARA DESENVOLVER COM ALUNO
TGD/TEA
* PÚBLICO ALVO: Alunos
com TGD-TEA .
* IDADE: De 04 a 12
anos.
* LOCAL DE UTILIZAÇÃO: Sala de Recursos Multifuncionais.
* MOTIVAÇÃO: Professora de AEE.
* AÇÃO ESPERADA: comunicação, comportamento e interação social.
* OBJETIVOS: Desenvolver a comunicação e a linguagem;
Aprimorar a atenção e a socialização.
* SUGESTÕES DE ATIVIDADES E METODOLOGIAS.
Chamada com foto :Trabalhar socialização e oralidade.
Para trabalhar o nome dos colegas da
sala, pode-se utilizar esse tipo de chamada.
O aluno coloca a foto dos colegas, nomeia–os e realiza a contagem. É uma maneira lúdica e que geralmente surte efeito na aprendizagem e socialização do aluno.
O aluno coloca a foto dos colegas, nomeia–os e realiza a contagem. É uma maneira lúdica e que geralmente surte efeito na aprendizagem e socialização do aluno.
CARTÕES COM EXPRESSÕES DE SENTIMENTOS
Esta atividade deve ser trabalhada
com aluno com TGD/TEA em sala de recursos. Na última figura, o nome da emoção
pode estar escrito embaixo da imagem. A depender do que for trabalhado, os
cartões podem ser feitos com os nomes das imagens. Assim, uma outra forma de
uso seria associar imagens e o nome das emoções. Uma variação que também pode
usar a estrutura dessa atividade é usar rostos familiares para o aluno e pedir
que os identifique. Os cartões também podem conter o nome da pessoa ou seu grau
de parentesco e até as características físicas, ou seja, ao olhar a foto o
aluno deve pegar o cartão com o nome da pessoa, seu grau de parentesco e suas
características físicas (cabelo preto, óculos, branca…).
COMO ESTOU HOJE?
O aluno pode demonstrar através de
cartões como está se sentindo: Triste, Irritado, Surpreso, Alegre, etc. Esta
atividade deve ser desenvolvida da seguinte maneira: O aluno com TGD/TEA,
mostrará a figura de acordo ao sentimento de cada momento solicitado, de forma
a demonstrar em sua fisionomia o sentimento ilustrado pela figura apontada por
ele. O professor de AEE deverá intervir tentando fazer com que o aluno
manifeste a possibilidade de mudar de sentimento. Se o sentimento apontado não
for o requisitado, levando-o a travar um diálogo/ comunicação sobre o assunto.
A aprendizagem de Autistas se dá
através de uma abordagem vivencial. Todos os momentos e ambientes são
utilizados como objetos de estudo. Na sala de aula, no parque, em casa, sempre
haverá o que ser usado como objetos de aprendizagem. Na Escola, primeiro
exploramos a própria sala de aula, depois os demais ambientes. Devemos dar
importância ao que mais agrada a criança para se iniciar um trabalho de
adaptação/familiarização professor X aluno.
0 comentários:
Postar um comentário