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ATIVIDADES DE BAIXA TECNOLOGIA PARA ALUNO COM TGD/TEA
ATIVIDADES PARA DESENVOLVER COM ALUNO TGD/TEA

* PÚBLICO ALVO: Alunos com TGD-TEA .

IDADE: De 04 a 12 anos.
* LOCAL DE UTILIZAÇÃO: Sala de Recursos Multifuncionais.

* MOTIVAÇÃO: Professora de AEE.
* AÇÃO ESPERADA: comunicação, comportamento e interação social.


* OBJETIVOS: 
 
Desenvolver a comunicação e a linguagem;

Aprimorar a atenção e a socialização.

* SUGESTÕES DE ATIVIDADES E METODOLOGIAS.
Chamada com foto :Trabalhar socialização e oralidade.
 



Para trabalhar o nome dos colegas da sala, pode-se utilizar esse tipo de chamada.
O aluno coloca a foto dos colegas, nomeia
os e realiza a contagem. É uma maneira lúdica e que geralmente surte efeito na aprendizagem e socialização do aluno. 

CARTÕES COM EXPRESSÕES DE SENTIMENTOS


 

Esta atividade deve ser trabalhada com aluno com TGD/TEA em sala de recursos. Na última figura, o nome da emoção pode estar escrito embaixo da imagem. A depender do que for trabalhado, os cartões podem ser feitos com os nomes das imagens. Assim, uma outra forma de uso seria associar imagens e o nome das emoções. Uma variação que também pode usar a estrutura dessa atividade é usar rostos familiares para o aluno e pedir que os identifique. Os cartões também podem conter o nome da pessoa ou seu grau de parentesco e até as características físicas, ou seja, ao olhar a foto o aluno deve pegar o cartão com o nome da pessoa, seu grau de parentesco e suas características físicas (cabelo preto, óculos, branca…). 

COMO ESTOU HOJE?

 
O aluno pode demonstrar através de cartões como está se sentindo: Triste, Irritado, Surpreso, Alegre, etc. Esta atividade deve ser desenvolvida da seguinte maneira: O aluno com TGD/TEA, mostrará a figura de acordo ao sentimento de cada momento solicitado, de forma a demonstrar em sua fisionomia o sentimento ilustrado pela figura apontada por ele. O professor de AEE deverá intervir tentando fazer com que o aluno manifeste a possibilidade de mudar de sentimento. Se o sentimento apontado não for o requisitado, levando-o a travar um diálogo/ comunicação sobre o assunto.
A aprendizagem de Autistas se dá através de uma abordagem vivencial. Todos os momentos e ambientes são utilizados como objetos de estudo. Na sala de aula, no parque, em casa, sempre haverá o que ser usado como objetos de aprendizagem. Na Escola, primeiro exploramos a própria sala de aula, depois os demais ambientes. Devemos dar importância ao que mais agrada a criança para se iniciar um trabalho de adaptação/familiarização professor X aluno.



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